top of page

ESCOLA DE MÍDIA COMUNITÁRIA

CANAL COMUNITÁRIO

NET - canal 3

Escola de Mídia Comunitária é um projeto de formação em audiovisual (TV e vídeo) para a formação cidadã de adolescentes e jovens, com foco na produção de conteúdos abordam temas sobre a comunidade. Os cursos são oferecidos principalmente a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, que aprendem as técnicas de roteirização, captação de som e imagem, decupagem e edição, sendo ao final estimulados a produzir curtas de documentários de 5 a 10 minutos, incentivando o protagonismo social.

 

A Escola de Mídia Comunitária surgiu oficialmente a partir do Ponto de Cultura Fábrica de Documentário, em 2010, convênio celebrado entre o Governo de São Paulo, Sec. de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, com nossa entidade, no qual os subsídios estão possibilitando a execução de oficinas de cinegrafia, roteiro e edição para a comunidade, em especial ao público jovem, objetivando a inclusão, preservação e difusão audiovisual. O projeto faz parte do convênio contrato 263/2009, processo 001906, em vigor até 31/12/2012. Toda estrutura montado do projeto, continua ainda em atividade e é bancado pela entidade que continua a realizar os cursos de forma definitiva.


Executamos parceiras com entidades locais, oferecendo turmas especiais, a exemplo do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, cujos cursos da Escola de Mídia são realizados em locais indicados, por exemplo, dentro de uma escola da rede pública de ensino.

FUNDAMENTOS

Protagonismo da comunidade

Com os cidadãos sendo alvo dos trabalhos tanto como fontes quanto agentes audiovisuais, empunhando microfones e câmeras, ocupando a bancada como entrevistados e apresentadores.

Inclusão social

Os mais variados segmentos se fazem representar em nosso projeto: portadores de necessidades especiais, LGBTS, crianças, jovens e idosos, negros, brancos, pardos e mulatos, gordos e magros.

ATIVIDADES E ENGAJAMENTO SOCIAL
1

FORMAÇÃO BÁSICA

composta por três oficinas, duração de 16 horas/cada, onde os alunos aprendem as técnicas de roteirização, captação de som e imagem, decupagem e edição, sendo ao final estimulados a produzir curtas de documentários de 5 a 10 minutos.

2

PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

com auxilio dos instrutores e dos técnicos da TVCidade. Os temas, previamente escolhidos, são exibidos na sede das entidades aos quais os jovens tenham vínculo (OSCs ou escolas) e/ou em espaços públicos.

3

DISCUSSÕES, MOSTRAS E WORKSHOPS PELOS JOVENS

Ocorre uma Mostra de Audiovisual com palestra e debate com a presença dos instrutores e aberto a outros membros da comunidade.
Vídeos e fotos do projeto podem ser disponibilizados através de redes sociais como Youtube, Facebook, Instagran e WhatsApp.

Valorização das ações da comunidade

Manifestações culturais tradicionais e contemporâneas, de cidadania, iniciativas coletivas são foco cotidiano de reportagens. Isso despertou o olhar das emissoras comerciais para essas temáticas, antes só interessadas por ocorrências policiais, política e economia.

Botão

CRIATIVIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Ao incentivarmos a criatividade, incentivamos a autoestima de indivíduos e  suas comunidades. A criatividade é o princípio pelo qual o ser humano supera a condição de ser passivo e se torna protagonista de algo, onde a criação, no sentido de dar vida a algo, estabelece a condição primordial. É também um ativo econômico buscado em todos os setores, porque define uma capacidade de sair da condição de produção em escala, em série, então transforma a produção em diversidade, pluralidade e reflete a identidade cultural do seu autor e das suas relações, sejam elas subjetivas ou concretas.

bottom of page